Teste de gravidez caseiro como fazer? Funciona mesmo?

TESTE DE GRAVIDEZ CASEIRO - TESTE DE GRAVIDEZ - URINA

Teste de gravidez caseiro como fazer? (imagem daqui)

Sempre que a menstruação atrasa, as pessoas começam a imaginar se isso é o primeiro passo para uma gravidez, ainda mais se houve uma relação sexual desprotegida ou alguma falha nos métodos contraceptivos. Geralmente se recorre aos testes de farmácia, eles podem ser comprados e feitos na própria casa, assim confirmando ou eliminando a gravidez.

Entretanto, em alguns casos, é possível recorrer a testes caseiros de gravidez, sendo que isso é uma forma prática e rápida para se confirmar a gravidez.  Claro que nenhum é tão exato quanto os exames laboratoriais, mas existem muitas técnicas conhecidas que podem ser usadas, vamos conhecer algumas.

Como deve ser feito um teste caseiro de gravidez?

IMPORTANTE: Os testes caseiros não tem validade para comprovação de gravidez. Para confirmar a gestação é necessário a realização de um exame de sangue beta HCG.

Geralmente os testes caseiros são passados de geração para geração dentro de uma família ou dentro de uma comunidade. Deve-se fazer tudo de uma forma muito cuidadosa, uma vez que alguns testes podem lesar a saúde da mulher e/ou trazer resultados diferentes da realidade. Os testes caseiros mais confiáveis são aqueles que irão medir os testes hormonais.

Primeiro teste: O teste da Fervura

Esse teste consiste em ferver a urina da pessoa que se imagina que esteja grávida. É um teste bem simples e fácil de ser feito, uma vez que você poderá utilizar objetos que estão na sua casa. Para o teste você precisará:

  •         Uma amostra de urina
  •         Uma panela ou embalagem que possa ir ao fogo
  •         Fogão para ferver sua amostra

Assim que tiver todos os objetos necessários coloque a urina no recipiente que irá ao fogo e esquente sua amostra até que ela comece a ferver. Para o teste ser positivo a urina irá formar uma nata e borbulhará como se você estivesse fervendo um pouco de leite. No caso do teste negativo nada acontecerá com a urina, ela se manterá límpida e ferverá como se fosse água.

A formação da nata na urina é o indicativo de que o corpo feminino está produzindo hormônios da gravidez.

Mas existe um problema nesse tipo de teste. A urina contém uma quantidade enorme de elementos químicos que irão ferver em temperaturas diferentes. Dessa forma a chance de que o teste seja um falso positivo é muito alta. Em alguns casos o teste pode dar positivo até para amostras de urina de homens. Portanto aconselho que utilize esse teste mais como uma brincadeira e não leve o resultado tão a sério, vale lembrar pra não abrir mão de outros testes.

Segundo teste: teste do Vinagre

O teste do vinagre também é bem simples, fácil e rápido de ser feito. Nesse caso, não será necessário utilizar de temperaturas altas, sendo que você utilizará “ingredientes” que você encontra em sua própria casa. Para o teste do vinagre você precisará:

  •         Recipiente de vidro, podendo ser um copo
  •         Uma colher descartável ou um palito
  •         Amostra de urina
  •         Uma colher de sopa de vinagre

Você deverá colocar sua urina no recipiente, adicione o vinagre e misture. A ideia por trás do teste é a seguinte: Se a ocorrer uma mudança de cor da mistura, provavelmente você está grávida, se nada acontecer, provavelmente você não está.

Nesse caso, o problema é o seguinte, tanto a urina quanto o vinagre são soluções ácidas, dessa forma dificilmente acontecerá uma reação de mudança de cor. Em alguns casos a urina poderá ser básica e nesse caso acontecerá uma reação que não tem nenhuma relação com a gravidez.

Então se você quer saber se os testes caseiros de gravidez funcionam mesmo, é importante lembrar que nenhum teste ou nenhuma “brincadeira” nesse formato podem ser considerados confiáveis.

Dessa forma ao utilizar testes caseiros de gravidez, sempre pense em utilizar algum outro teste, seja o de sangue ou o de farmácia mesmo, pois muitas vezes um falso positivo ou um falso negativo podem ocorrer.

Por Matheus BertoluciBonita Mulher



Veja outros posts:

Gravidez Anembrionária ou ovo cego – O que é?
5 Mitos e verdades da gravidez
Gravidez – Os 10 primeiros sintomas
Menstruação atrasada, posso estar grávida?
Tabela Gestacional – convertendo semanas em meses e meses em semanas
5 maneiras de descobrir o sexo do bebê antes da ultrassom


Siga o A Mãe Coruja no Instagram  para acompanhar diversas dicas: www.instagram.com/amaecoruja

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta