5 dicas pra voltar a rotina após as férias

Como voltar a rotina após as férias das crianças? No post de hoje estou dividindo 5 segredinhos que me ajudam demais aqui em casa quando as férias acabam!

Quando falamos em férias escolares já vem na cabeça bagunça, claro que ter as crianças em casa o dia inteirinho não é fácil, mas eu por exemplo adoro, claro quando não estou quase enlouquecendo com meu trio gritando e correndo pra lá e pra cá. hahaha

Temos que combinar que é um momento tão gostoso te-los em casa o dia inteiro não é mesmo? É uma ótima oportunidade de sair da rotina diária, nem que seja pra tomar um sorvete durante a semana, ou ir ao cinema, ou então ficar de boa deitados no sofá e assistir um filminho sem precisar fazer nada, esse tipo de coisa, esse tipo de programa é que ajuda a aumentar o vinculo entre pais e filhos né?

Na minha opinião, o maior problema das férias é o “depois”, porque no antes é só empolgação e durante é só diversão, mas depois é que o bicho pega pra conseguir fazer a casa inteira (não só as crianças) a voltar a rotina de antes, quando as aulas retornam é uma história de sono, cansaço, irritação, imunidade baixa e até a birra resolve aparecer. Isso porque a falta de rotina anterior afetou tudo.

Por aqui foi meio difícil no começo, mas nada de arrepiar os cabelos, isso porque tenho alguns “segredinhos” que uso para voltar a rotina e que me facilitam a vida nesses momentos, vou divide-los com vocês:

  1. Nunca abandone totalmente a rotina – claro que numa viagem é meio difícil manter a rotina, mas tente manter pelo menos refeições, banhos e rotina do sono como as de casa, isso vai facilitar muito na hora que for necessário voltar a rotina do dia-a-dia.
  2. Comece antes – outra dica que sempre uso e que nunca falha é ir retornando a rotina pelo menos 1 semana antes das aulas começarem, já vou retornando com horário de dormir e acordar, de tomar banho, e por ai vai. Desta forma não somente eles voltaram para a escola tranquilos e feliz, mas eu também não ficarei na correria louca de colocar tudo em ordem.
  3. Alimentação – tai uma das coisas que raramente deixo sair da rotina por aqui, principalmente porque sei que depois quem sofrerá mais serei eu, então viajando ou não, de férias ou não, a alimentação deles é bem regrada, claro que equilíbrio é tudo também né? Vale trocar o almoço por um sanduíche ou a janta pela pizza de vez em quando, só não da pra deixar comer porcaria o dia inteiro porque estão de férias.
  4. Se programe – já na semana que antecede as férias, se programe com cardápios de lanches, roupas escolares que precisam de conserto, horário das atividades e por ai vai, para que no primeiro dia de aula você não se sinta perdida, e passe ansiedade e irritação para as crianças.
  5. Estimule – vá estimulando seus filhos para que a ansiedade pelo retorno as aulas comece a bater. Converse sobre como será, o que fará, sobre os amiguinhos e por ai vai! Ele se sentirá muito mais estimulado e receptivo para que chegue logo os primeiros dias de aula.

Por aqui rotina é sinônimo de crianças descansadas, com apetite e bem mais felizes. Então como estou sempre falando por ai: rotina é vida, e mesmo nas férias escolares, vale manter alguma.

Beijos

 

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha…) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta