5 maneiras naturais para aumentar a produção de leite materno

AMAMENTAÇÃO - LEITE MATERNO - AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE - COMO AMAMENTAR

Seu leite está secando? Veja neste post 5 dicas naturais de como você pode ajudar a aumentar a produção do seu leite materno. (imagem autoral)

Ando recebendo muitos pedidos de dicas de como aumentar a produção do leite materno, como já compartilhei nas minhas redes sociais, descobri nesta gravidez que tenho hiperlactação ( ou fluxo de leite muito intenso), e por mais que todo mundo diga: “que coisa boa”, “melhor coisa é ter bastante leite”, “melhor sobrar do que faltar“. Nem sempre é tão maravilhoso assim, mas isso vou deixar pra falar em outro post.

Nunca precisei me preocupar muito com a baixa produção de leite quando amamentei Clara e Caio, mas com Olívia confesso que bateu um medinho logo depois dela ter completado 4 meses. Pois esse foi justamente o período em que minha produção que era intensa, começou a se adequar a fome da Olivia (na época eu não sabia), e como estava acostumada a ter muito leite confesso que pensei que meu leite estava secando, e lógico, corri e conversei com a pediatra, que me passou algumas recomendações a seguir para que o fluxo de leite aumentasse novamente, e também me tranquilizou, informando que era normal que o leite parasse de vazar tanto neste período, pois minha produção já estava se adequando as demandas da Olivia.

Vou compartilhar com vocês as 5 recomendações para aumentar a produção de leite de forma natural que a pediatra me recomendou e que funcionou comigo.

  1. Amamente em livre demanda – dar o peito sempre que o bebê quiser ajuda no aumento da produção de leite, pois gera o estimulo da lactação.
  2. Amamente a noite – é durante a noite que é feita a maior quantidade de liberação da prolactina, o principal hormônio  da produção de leite. Então amamentar durante a noite faz com que este hormônio seja estimulado, gerando o aumento na produção do leite materno. Mas vale ressaltar que se o seu bebê dorme a noite inteira, não é recomendado que você o acorde para mamar, o ideal é que você amamente ele antes de dormir, e duas a três horas depois ordenhe o peito para estimular.
  3. Ordenhe o peito – este aqui é uma das principais dicas que ajudam a aumentar a produção do leite, ordenhe seu seio entre as mamadas, pode ser manualmente ou com a bomba de tirar leite. Uma dica é congelar o leite ordenhado para que você não precise jogar fora.
  4. Beba bastante água – beber muita água e manter uma alimentação saudável estimula e muito na produção do leite. Então bora beber pelo menos 3 litros de água por dia heim?
  5. Descanse – é eu sei, dessas recomendações, essa aqui talvez seja a mais díficil para as mães conseguirem seguir. Mas é preciso, você sabia que o cansaço e o estresse podem fazer o leite secar? Então, por isso é tão importante descansar, seu corpo precisa de energia extra para produzir leite, então durma pelo menos 7 horas e tente deixar o estresse e as preocupações de lado.

Leia também:
Como armazenar e congelar o leite materno

 

Vou ressaltar também que a pega do bebê deve estar correta, pois é super importante que para que a produção de leite aconteça, se você tem dúvidas sobre isso vá a um banco de leite lá eles irão te orientar melhor.

Compressas mornas, oferecer os dois seios em cada mamada e massagear as mamas também vão ajudar a estimular a produção do seu leite. Já ouvi falar que beber suco de uva integral também ajuda, então borá tomar muito suco de uva (risos). Nessa hora vale quase tudo né? Só não vale desistir.

E se mesmo depois disso tudo você não conseguir aumentar sua produção de leite, converse com o pediatra, pois existem alguns medicamentos que podem te ajudar. Também marque uma visita ao seu ginecologista, pois alguns anticoncepcionais podem diminuir a produção do leite.

Beijos e boa sorte!


Veja outros posts:

5 produtos essenciais para facilitar a amamentação
10 fotografias incríveis que mostram o vinculo de mãe e filho durante a amamentação
Amamentação: Minha experiência e a SMAM
Preparando os seios para a amamentação
O POSICIONAMENTO IDEAL DURANTE A AMAMENTAÇÃO
Extrator de leite materno Harmony Medela – Vale a pena comprar?
Lua de Leite – Saiba o que é
10 razões para você amamentar o seu filho


Siga o A Mãe Coruja no Instagram  para acompanhar diversas dicas: www.instagram.com/amaecoruja

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha…) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta