Home | Sobre o Blog | Na Midia | Contato

Porque todos os pais deveriam assistir 13 Reasons Why

TREZE REASONS WHY - 13 REASONS WHY - SÉRIE NETFLIX - SÉRIE ORIGINAL NETFLIX - NETFLIX BRASIL - HANNAH BAKER

Porque todos pais e mãe deveriam assistir (junto com os filhos) 13 reasons why, a nova série original da Netflix.

Começo esse post avisando que pode conter spooiler heim? Então a leitura fica por sua conta e risco. haha

Você com certeza já deve ter ouvido algum amigo ou até mesmo seu filho (se ele já for adolescente) comentando a respeito da nova série da Netflix, 13 Reasons Why. Mas o que você deve estar se perguntando é porque uma série teen está fazendo tanto sucesso entre os adultos? E como pode tanta gente estar se identificando com tudo o que essa série retrata se ela só fala de morte, suicídio e afins?

Bom em primeiro lugar deixa eu explicar um pouco sobre a série pra que você entenda do que estamos falando. 13 reasons why  é uma adaptação do romance Thirteen Reasons Why escrito por Jay Asher. Foi dirigida por ninguém menos que Selena Gomes, e conta a história de Hannah Baker, uma estudante do ensino médio que se suicidou, mas antes de se matar Hanna gravou em fitas cassetes as 13 razões que a levaram a tirar a própria vida. O titulo da série ou livro traduzidos para o português ficaria Os 13 Porquês ou Por treze razões. A série já está disponível no Netflix Brasil, e possui treze episódios.

Sim, 13 Reasons Why tem um enredo bem forte, acredito que por falar de forma bem clara e direta sobre temas polêmicos a série esteja fazendo tanto sucesso entre as pessoas.

Se você ainda está se perguntando porque assistir uma série que foi feita para atingir o público jovem, bom não existe apenas uma razão pra isso, mais várias. E vou listar algumas das que achei mais marcantes em 13 reasons why:

  1. 13 Reasons Why não fala apenas sobre suicídio e morte, ela vai muito além disso, a série nos faz refletir sobre o modo como estamos tratando o outro, e principalmente, como estamos tratando nossos filhos. Será que sabemos realmente o que acontece no dia-a-dia deles? Será que damos a oportunidade deles se abrirem conosco sem críticas ou julgamentos? Realmente conversamos com nossos filhos?
  2. A  série fala sobre depressão de várias perspectivas, como reconhecer os sintomas da doença (que não começa de um dia para o outro), e principalmente nos mostra como o outro pode ficar tão triste e angustiado que para de se importar com tudo, e é capaz de tirar a própria vida. Depressão é doença não frescura, e precisa ser levada a sério.
  3. Bullyng é outro dos temas polêmicos que 13 Reasons Why trata. “Nossa Débora, mas meu filho não sofre bullyng, tenho certeza! “, que bom, mas você já perguntou pra ele se por acaso ele não é um dos agressores? Sim, seu filho pode não ser a vítima, a grande verdade é que 90% das pessoas não são as vítimas, e sim os agressores. E se por acaso seu filho acha que espalhar rumores, fazer piadinhas de discriminação ou desprezar o outro é apenas uma “brincadeirinha”, então  ele com certeza não é a vítima. E não é só você que precisa assistir 13 Reasons Why.
  4. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado“, essa é com certeza mais uma das lições que 13 Reasons Why passa. Lembre-se, você não sabe pelo o que o outro está passando, então cuidado ao entrar em seu mundo.
  5.  Ajude sempre que tiver a oportunidade. No decorrer da série você vai ver que muita gente vê o que acontece com a Hannah, mas ninguém se importa realmente, ninguém faz nada para ajuda-la. Não seja essa pessoa, ou melhor, ensine seu filho a não ser essa pessoa. Sabe quando você vê o vídeo de duas pessoas brigando, e sabe que em volta delas ta cheio de gente (inclusive quem está gravando) e ninguém faz nada? Então, é mais ou menos isso que acontece quando um jovem sofre bullyng. Ele precisa de ajuda, ele precisa da sua ajuda.

13 Reasons Why te fará refletir sobre a vida, sobre A SUA vida e a de todos a sua volta. Depois que assisti a série me reconheci em diversas situações em que a Hannah esteve, e quer saber o pior? Me reconheci sendo um ou até mais que um dos “porquês”  que a Hannah fala no filme.

Durante a série você vai poder sentir o sofrimento dos pais de Hannah quando se vem sem ela. Mas o mais chocante, e marcante pra mim foi perceber que no final, eles não sabiam absolutamente nada do que acontecia com a filha.

Então, sim, 13 Reasons Why não é uma série só pra adolescentes, mas pra todo mundo!

Beijos


Siga o A Mãe Coruja no Instagram para acompanhar diversas dicas e inspirações: www.instagram.com/amaecoruja

Autor (a): Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

1 Comment

  1. Assisti 2 vezes essa seria … acredite que na segunda vez me emocionei bastante … pois como vc disse me identifiquei com vários personagens ao decorrer da série mas oq mais me marcou na série foi o relacionamento entre os pais e filhos, lamentável saber q existem pais ausentes na vida de seus filhos … o interessante de assistir mais de 1 vez é que vc acaba percebendo detalhes q passaram despercebidos!! Torço para uma segunda temporada … acho q faltou um desfecho para alguns personagens … enfim ficaria aqui dias discutindo sobre essa série espetacular!!

    Post a Reply

Deixe uma resposta