Home | Sobre o Blog | Na Midia | Contato

Sono infantil: Como fazer meu filho dormir melhor?

CRIANÇA DORMINDO - SONO INFANTIL - SONO DO BEBÊ

Seu filho não dorme direito? Veja como estabelecer bons hábitos de sono para ele.

O sono infantil é uma das coisas que mais enlouquecem as mães, afinal, quando eles não dormem, nós também não dormimos, e acabamos sofrendo as consequências dessa falta de sono.

Uma mãe com sono além de não conseguir fazer tudo que se propõe durante o dia, ainda fica de mal humor e se cansa com muito mais facilidade. Então minhas amigas, mães também precisam dormir pelo menos 6 horinhas seguidas por noite para que se sintam mais dispostas para enfrentar o dia.

O grande problema é: como fazer isso? Como estabelecer uma rotina de sono para os pequenos? A pedagoga e consultora do sono infantil, Ana Flávia Andreoli veio esclarecer alguns MITOS e VERDADES sobre a hora do sono das crianças.

Confira agora alguns mitos e verdades sobre a hora de dormir das crianças:

  • Manter meu filho acordado e ativo durante o dia, e não deixa-lo adormecer, fará com que ele durma melhor durante a noite?

MITO – As crianças que não realizam as sonecas durante o dia tendem a ter mais dificuldades para dormir, ficam mais irritadas e acordam mais vezes durante a noite. Essa irregularidade de sono provoca a diminuição da resistência a infecções e desfavorece o ganho de peso.

  • É possível ensinar meu filho a adormecer sozinho?

VERDADE – É importante proporcionar essa autonomia à criança desde o primeiro dia de vida, pois influencia, inclusive, no seu desenvolvimento. A orientação é que mãe coloque o bebê no berço quando parecer cansado, ainda estando acordado, porém já sonolento, para que ele adormeça sozinho, e assim crie esse hábito.

  • Os pais devem se adaptar aos horários da criança ou as crianças devem se adaptar aos horários dos pais?

MITO – Os pais não devem se adaptar à rotina da criança e nem a criança à rotina dos pais. Deve-se criar um nova rotina que seja adequada para ambos, mas principalmente para a criança. É importante que os pais compreendam que a criança necessita de uma organização de horários diferente dos adultos, por isso o ideal é que, por exemplo, ela não frequente festas noturnas ou tenha horários variados de alimentação e sono, para que não tenha seu desenvolvimento pleno prejudicado. Já aos pais é importante que mantenham seus momentos de casal e tenham seus horários de alimentação e sono de acordo com a vida que escolheram. Ou seja, é uma adaptação de ambas as partes, mas cada rotina deve ser respeitada.

  • Estabelecer um rotina faz realmente diferença?

VERDADE – A rotina tem como objetivo principal o desenvolvimento da autonomia da criança, e isto a torna mais segura externa e internamente. Através dela, a estrutura psíquica e física da criança se organiza, e ter prazos e horários estabelecidos traz tranquilidade e confiança para os pequenos, fazendo com que eles não se sintam tão ansiosos. Promover essa autonomia em todas as fases da infância e da adolescência permite que formemos adultos mais responsáveis, organizados e seguros.

 

Leia também:

A importância da rotina para a criança

.

Vale sempre ressaltar que estabelecer uma rotina não é algo fácil e simples e não acontece do dia para a noite, requer paciência e persistência nas primeiras semanas. Mas depois de estabelecida, você vai ver como tudo fica mais tranquilo, inclusive o sono do seu filho e claro, o seu também. 😉

Beijos :*


Veja outros posts similares:
Dicas de como organizar a rotina trabalhando em casa
Crianças e Rotinas…
A importância do sono para o desenvolvimento da criança
7 dicas de como descompartilhar a cama
Aplicativos que ajudam o bebê a dormir melhor


Siga o A Mãe Coruja no Instagram para acompanhar diversas dicas : www.instagram.com/amaecoruja

Deixe uma resposta