Febre Amarela – O que é e quais os principais sintomas

FEBRE AMARELA - VACINAÇÃO FEBRE AMARELA

Descubra quais os principais sintomas da Febre Amarela e quais são as principais áreas de risco da doença. (imagem daqui)

Ultimamente estamos vendo nos jornais vários casos da tal Febre Amarela, porém muita gente desconhece a doença, e sequer sabe quais são as principais áreas de risco no Brasil. Por isso no post de hoje vou falar um pouco sobre o que é a Febre Amarela e quais seus principais sintomas.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, que pode causar a morte se não tratada rapidamente. Ela poderá levar seu portador a óbito em apenas 1 semana. No Brasil os casos de Febre Amarela são tratados de duas formas: Febre Amarela Silvestre ou Febre Amarela Urbana. O vírus e a forma de transmissão das duas são as mesmas, a única coisa que as diferencia é o mosquito vetor.

Na Febre Amarela Silvestre os mosquitos vetores da transmissão são Haemagogus e Sabethes e na Urbana é o tão conhecido Aedes aegyptii, porém nesta última não há casos registrados no Brasil desde 1942.

Como é transmitida a Febre Amarela?

O ciclo de transmissão da doença funciona assim: o mosquito pica o macaco (que é seu principal hospedeiro) se contamina, e transmite ao homem não vacinado através da picada. Veja uma demostração na imagem abaixo:

FEBRE AMARELA - TRANSMISSÃO FEBRE AMARELA

imagem: http://www.blog.saude.gov.br/

Qualquer pessoa pode ser contaminada pela doença, independente de sexo ou idade. Vale ressaltar que a doença não é transmitida de pessoa para pessoa. Ela só é transmitida pela picada do mosquito infectado.

Conheça os principais sintomas da Febre Amarela:

  • Febre de ínicio súbito
  • Calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dores nas costas ou pelo corpo
  • Naúseas ou vomitos
  • Fadiga
  • Fraqueza

Nos casos mais graves:

  • Febre alta
  • Ictericia
  • Hemorragia
  • Choque
  • Insuficiência de múltiplos órgãos

A taxa de mortalidade de quem desenvolve a doença em seu estado mais crítico é de 20 á 50% . O vírus pode demorar de 3 á 15 dias para se manifestar no homem, após a picada do mosquito.

A doença pode ser evitada de forma bem simples: através da vacinação. A vacina é oferecida de forma gratuita em postos de saúde durante o ano inteiro. Veja abaixo uma tabela do Ministério da Saúde com as principais indicações e orientações:

FEBRE AMARELA - VACINAÇÃO FEBRE AMARELA - ORIENTAÇÃO FEBRE AMARELA

imagem http://www.blog.saude.gov.br/

 

Veja também um mapa do Ministério da Saúde com a principais áreas de risco da doença:

FEBRE AMARELA - ÁREAS DE RISCO FEBRE AMARELA

imagem http://www.blog.saude.gov.br/

Não existe um tratamento específico contra a doença, os médicos deverão tratar apenas seus sintomas, e ficar alerta para qualquer possibilidade de agravamento do quadro o clinico do paciente.

Então se você mora em uma área de risco ou está de viagem marcada para um lugar que seja considerado área de risco, já deixe anotado ai na sua agenda a vacinação, que é simples, rápida e gratuita.

Conhece aquele ditado que diz: “melhor prevenir do que remediar“? Então, adote ele!

Beijos

Fonte: Ministério da Saúde


Veja outros posts similares:
Candidíase – O que é e como tratar
Violência Obstétrica – Saiba o que é e como denunciar
Endometriose: Causas, sintomas e tratamento
Gripe H1N1 – Causas, sintomas e tratamentos
10 sinais de depressão infantil


Siga o A Mãe Coruja no Instagram para acompanhar diversas dicas e inspirações: www.instagram.com/amaecoruja

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta