Corrimento na gravidez – é normal? Conheça causas e sintomas

Corrimento na gravidez é normal? Quais são as principais razões do corrimento? Pode ser sinal de trabalho de parto prematuro? (imagem daqui)

Na gravidez todo cuidado é pouco certo? Certíssimo!

Aos poucos, eu Dr. Bruno Jacob, e A Mãe Coruja, estamos mostrando nesses posts aqui no blog que qualquer alteração na gravidez deve ser investigada, ou pelo menos avaliada, por um médico! Dor de cabeça, dor nas costas, vômitos, febre… tudo tem o seu motivo pra acontecer, e as gravidinhas merecem sempre uma atenção especial.

“E o corrimento doutor? Ele traz algum risco pra minha gravidez?”

A resposta obviamente é: com certeza!

Vamos entender melhor o corrimento na gravidez.

Primeiramente existem vários tipos, cores, cheiros e sintomas, e cada um é causado por uma bactéria específica. Por exemplo: Um corrimento branco, espesso e com coceira pode significar uma candidíase. Já um corrimento com odor, esverdeado, pode ser uma gardnerella.

Mas o importante, que eu quero que as leitoras saibam, é que nem todo corrimento é uma vaginose, e que na gestação, por sí só a secreção normal da vagina está aumentada. E como diferenciar corrimento de secreção normal?

Simples! A presença ou não de sintomas! Seja ele cheiro, lesões ou coceira.

Vamos a o que interessa, o corrimento prejudica como a minha gravidez?

Toda, eu disse TODA, infecção na gravidez pode levar ao trabalho de parto prematuro, por conta da liberação de prostaglandinas! Além disse, algumas vaginoses, se não tratadas corretamente, durante a gravidez, podem enfraquecer as membranas, causando uma rotura da bolsa antes da hora correta.

Sabemos que a bolsa protege o nenê, logo, as bactérias que estão colonizando aquela vagina, provocando aquele corrimento, podem “subir” até o interior do útero e infectar a placenta, fazendo uma das piores condições para uma gravidez, a corioamnionite, que nada mais é do que a infecção da placenta.

Olha só quanta coisa grave um simples corrimento pode causar!!! Por isso, para toda e qualquer dúvida ou queixa, procure sempre um médico!

Por Dr. Bruno Jacob


Veja outros posts já publicados aqui pelo ginecologista/obstetra Dr. Bruno Jacob:

Colestase Obstétrica- O que é? Pode causar a morte do bebê?
Menstruação atrasada, posso estar grávida?
14 coisas que você precisa saber sobre estar grávida
DIU – Porque usar?
Aborto – Causas e Sintomas
Candidíase – O que é e como tratar
Primeira Menstruação ou Menarca – Quando, onde, como?
Parto Normal x Parto Cesárea – Principais diferenças e indicações


Siga o A Mãe Coruja e o Dr. Bruno Jacob no Instagram  para acompanhar diversas dicas: www.instagram.com/amaecoruja e www.instagram.com/drbrunojacob

Author: Dr. Bruno Jacob

Dr. Bruno Jacob (CRM 167047) formado em medicina na Universidade São Camilo, foi presidente da Liga da Saúde da Mulher. Residência em Ginecologia e Obstetrícia, trabalha em grandes maternidades na cidade de São Paulo. Siga Dr. Bruno Jacob nas redes sociais. www.facebook.com/drbrunojacob www.instagram.com/drbrunojacob

Share This Post On

Deixe uma resposta