Home | Sobre o Blog | Na Midia | Contato

5 maneiras de estimular a visão do seu bebê

MÓBILE - MÓBILE MUNARI

Veja 5 maneiras de como estimular a visão do bebê

Muita gente não sabe, mas os bebês não nascem com a visão completamente desenvolvida, ela vai se desenvolvendo no decorrer do seu primeiro aninho.

Bebês recém-nascidos tem um campo de visão que fica entre 20 a 30cm de distância, e conforme ele vai crescendo seu campo de visão cresce junto.

Claro que você pode (e deve) ajudar o desenvolvimento da visão do seu bebê estimulando. E qual a melhor forma de estimular a visão do bebê?

Veja a baixo algumas dicas de estímulos que você pode fazer com seu bebê:

  1. Brinquedos – Do primeiro ao quarto mês os bebês devem ser estimulados através de figuras e objetos que ofereçam cores contrastantes, e que melhor contraste do que o preto e branco? Um ótimo objeto de estimulo é o móbile, não estou falando aqui dos móbiles tradicionais, pois eles pouco oferecem de estímulo ao bebê, ao contrário, móbiles cheio de cores podem deixar seu bebê irritado e estressado. Falo de um móbile projeto pelo arquiteto italiano Bruno Munari, e que leva seu nome: Móbile Munari, um móbile em preto e branco, composto por figuras geométricas, que vai ajudar o a desenvolver  gradualmente o foco no objeto em movimento, compreensão do objeto e percepção de cor e profundidade. Você encontra alguns tutoriais na internet de como criar seu móbile Munari.
  2. Figuras – outra maneira de estimular a visão do seu bebê é através de figuras. Você pode imprimir algumas figuras em preto e branco e colocar na parede próximo ao berço do bebê ou então fazer cartões e sempre que estiver com o bebê ir mostrando pra ele. Sempre deixe que o bebê fixe o olhar no cartão antes de mostrar outro.
  3. Olho no olho – como falei ai em cima, ao nascer os bebês só tem um campo de visão de 20 a 30cm, por isso toda vez que for falar com o bebê aproxime ele de você e olho diretamente em seu olho.
  4. Conhecendo o ambiente – mesmo sendo tão pequenininho seu filho vai adorar dar um passeio dentro de casa e observar as cores e formas, por isso, sempre que o bebê estiver acordado, de uma volta com ele dentro de casa, pegue alguns objetos, aproxime dele pra que ele possa observar melhor e nomeie o objeto.
  5. Cores – por volta do 2 meses o bebê já começa a diferenciar algumas cores, nesta fase é bacana mostrar pra ele brinquedos em tons de amarelo, vermelho e azul que são também são cores bem contrastantes.

Veja a seguir algumas imagens contrastantes pra imprimir:

Prontinho, agora você já pode começar a estimular a visão do seu bebê.

Beijos

1 Comment

Deixe uma resposta