Símbolos do Natal e seus significados

simbolos-natalinos

Saiba qual o significado dos símbolos natalinos. (imagem www.simbolos.net.br)

O Natal é uma época linda e uma das datas comemorativas mais esperadas. É impressionante como nesta época do ano as pessoas se tornam mais solidárias, parece que chega Dezembro e com ele a gente sente que ta todo mundo mais alegre e até mais humilde.

Mas você sabia que o Natal foi estipulado pela igreja católica no ano de 350 pelo Papa Julio I? E que símbolos como presentes, estrelas, árvore, Papai Noel e velas tem um significado na comemoração? Não? Então olha só que bacana, tem sim.

Outro dia a Clara me perguntou o que era o Natal, como somos católicos, expliquei pra ela que era a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas claro que como toda criança curiosa, suas perguntas não pararam ai, me perguntou quem era o Papai Noel, porque tinha que ter árvore e pisca-pisca. Enfim, fiquei perdidinha, e claro fui ler a respeito. Achei tanta coisa legal, que não podia deixar de compartilhar aqui, afinal, para pais com filhos curiosos como os meus, é sempre bom ter uma resposta na ponta da língua né? hehe

Veja o significado do Papai Noel, da árvore natalina, das estrelas e velas

  • Papai Noel – O velhinho bonachão é inspirado na história do arcebispo São Nicolau, que viveu no século IV em Mira na Turquia. Ele costumava ajudar os necessitados lhes presenteando de forma anônima. Ofertando moedas de ouro e outras coisas através da chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu primeiro na Alemanha e depois correu o mundo inteiro.
  • Estrelas de Natal – Toda boa decoração natalina contém estrelas né? E elas simbolizam a estrela que indicou o local do nascimento de Jesus para os três reis magos.
  • Árvore de Natal – a árvore é um dos maiores símbolos natalinos, e há muitas versões sobre o seu significado para o Natal, uma delas é a gratidão pelo nascimento de Jesus, e o mais popular é que o formato triangular da árvore representaria a santíssima trindade e que as folhas do pinheiro representam a eternidade de Jesus. Enfeitar a árvore foi algo que aconteceu naturalmente com o passar dos anos.
  • Presentes – presentear além de ser uma forma de carinho simboliza também a entrega dos presentes dados pelos três reis magos a Jesus e também os presentes anônimos deixados por São Nicolau aos necessitados.
  • Luzes e Velas – as luzes e velas natalinas representam Jesus que é “a luz do mundo“.

Bacana né? Confesso que nem imagina que havia tantos significados, a não ser pelo Papai Noel e pela Árvore de Natal que eu já conhecia ou outros descobri só agora. rs

Espero que tenham gostado.

Beijos

Veja outros posts similares:
10 ideas de lembrancinhas de Natal lindas, criativas e baratas
10 enfeites natalinos para fazer em casa usando material reciclável
30 idéias para decorar a mesa de Natal
15 arvores de Natal diferentes…
20 idéias para enfeites baratos de Natal


Siga nossa pasta de Natal no Pinterest (https://br.pinterest.com/blogamaecoruja/) e o A Mãe Coruja no Instagram para acompanhar diversas dicas e inspirações: www.instagram.com/amaecoruja

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

1 Comment

  1. Leia os blogs em inglês e perceberá que tem muita coisa que a real origem do significado é completamente diferente do que você pesquisou.

    Post a Reply

Deixe uma resposta