Como armazenar e congelar o leite materno

ARMAZENAR E CONGELAR LEITE MATERNO - EXTRAIR LEITE MATERNO - LEITE MATERNO - CONGELAR O LEITE MATERNO

Veja qual a melhor maneira de extrair, armazenar e congelar o leite materno. (imagem daqui)

O leite materno é rico em proteínas, água, açúcar, gordura e vitaminas. E é de longe o alimento mais saudável e benéfico para o bebê. Além de ajuda-lo a criar anti-corpos o leite materno ainda melhora o desenvolvimento mental do seu filho, é facilmente ingerido e promove um vinculo afetivo entre mãe e filho.

Veja 10 razões para você amamentar o seu filho.

Mas nós sabemos que amamentar nem sempre é tão fácil, muitas vezes é doloroso, demorado e precisa ser aprendido, tanto pela mãe como pelo bebê, a Sabrina do Mamãe em Construção fala um pouco desse processo e compartilha dicas super úteis e funcionais do que pode te ajudar nesse período, no seu texto Amamentação.

Muitas mães passam por momentos de frustração na hora de amamentar por acreditarem que a pouca produção de leite está ligada ao fato do bebê mamar muito, mas isso não é verdade. Você sabia que a produção do leite depende do esvaziamento da mama, e quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir? Por isso digo que para que o processo de amamentar seja um sucesso existem alguns produtos essenciais para facilitar a amamentação  e te ajudar a produzir mais leite, como o extrator ou bomba de leite.

Para aquelas que possuem muito leite, acabam tirando e não sabem a forma adequada de armazenar ou para as mamães que vão voltar ao trabalho em breve, existem muitas maneiras de congelar o leite materno, pra que o bebê continue recebendo os nutrientes contidos nele mesmo se você não estiver por perto.

Primeiro você precisa saber que para retirar o leite das mamas são necessários alguns cuidados para que não haja a contaminação do mesmo:

  • Sempre usar os cabelos presos na hora da extração;
  • Evite ficar falando durante a extração;
  • Lave bem as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão;
  • Lave as mamas apenas com água;
  • Sempre seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa.

Também é importante que você escolha um local tranquilo para a retirada, facilitando assim a extração do mesmo. Já deixe tudo pronto, os potes ou saquinhos de armazenamento e a bomba extratora.

Agora veja qual a maneira correta de coletar e congelar o leite extraído:

  1. Faça uma massagem nos seios com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares.
  2. Extraia o leite e passe para o recipiente onde o mesmo deve ser armazenado e congelado.
  3. Não encha o frasco ou o saquinho até a boca, deixe pelo dois dedos abaixo da tampa de fechamento.
  4. Após fecha-lo anote na tampa do frasco a data e a hora em que realizou a extração.
  5. Guarde o frasco imediatamente após a coleta no congelador.

Atenção: O leite pode permanecer congelado durante 3 meses após a data de extração e não pode ser recongelado. Após retirado do congelador o leite que descongelou não deve ser colocado novamente.

Para usar o leite congelado você deve  descongela-lo lentamente, passe o mesmo primeiro para a geladeira e deixo-o descongelar de um dia para o outro, para esquenta-lo não use o microondas ou coloque diretamente no fogo, é preciso faze-lo em banho maria e deve ser usado em até 24hs.

Os potes para armazenamento do leite devem ser preferencialmente de vidro com tampa de plástico, você pode reutilizar potes de café solúvel ou então de maionese basta que retire os rótulos e os ferva juntamente com as tampas em uma panela que os cubra totalmente de água durante 15 minutos, depois deixe-os secar naturalmente virados de cabeça para baixo em uma superfície lisa. Quando for guarda-los ou usa-los tome cuidado para não toca-los na parte interna.

Repita esse processo sempre que for usa-los.

Uma boa alternativa para as mamães que tem muito leite é coletar e doar. Isso mesmo, é possível que se faça a doação de leite materno, você sabia que 1 litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia? A Camila do blog Mammys conta no seu post Doação de Leite Materno como está sendo sua experiência e como funciona.

Beijos

Veja outros posts similares:
10 fotografias incríveis que mostram o vinculo de mãe e filho durante a amamentação
Amamentação: Minha experiência e a SMAM 
O POSICIONAMENTO IDEAL DURANTE A AMAMENTAÇÃO
 
AMAMENTAÇÃO – Efeitos físicos e psicológicos

 

Siga o A Mãe Coruja no Instagram  para acompanhar diversas dicas inspirações: www.instagram.com/amaecoruja

 

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta