A importância do sono para o desenvolvimento da criança

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A CRIANÇA - SONO

Você sabia que é durante o sono que as crianças solidificam o que aprenderem durante o dia? Veja no post de hoje qual a importância do sono para o desenvolvimento do seu filho.

Quando vemos nossos filhos dormindo de forma tranquila nem imaginamos como esse momento é importante para seu desenvolvimento. Durante o sono o corpo libera os hormônios do crescimento, e também é durante o sono que suas experiências vividas se tornam aprendizado.

Dormir não ajuda apenas o corpo a descansar, esse também é o momento que nossa mente tem para trabalhar, então dormir não é apenas algo que devemos fazer só para descansar, mas também para ter o raciocínio mais ágil, o corpo saudável e uma mente mais clara.

Para as crianças, ainda mais importante que para os adultos, dormir é fundamental, durante cada faixa etária a criança tem um tempo recomendado de horas de sono.De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado a melhora na atenção, na memória, no comportamento, na aprendizagem e até mesmo controle emocional.

Deu pra perceber a importância que dormir tem para o seu filho? Você também já deve ter notado que é sempre após uma soneca a tarde ou uma noite de sono que seu bebê pronunciou sua primeira palavra, começou a engatinhar, andar ou até mesmo comer sozinho. Isso acontece pois é durante o sono que eles solidificam o que aprenderem durante o dia.

Veja na tabela abaixo se seu filho está dormindo a quantidade de horas de sono recomendada pela National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), de acordo com sua idade.

O sono necessário para casa fase da vida:

TABELA SONO NECESSÁRIO PARA CADA FASE DA VIDA

Dormir para a criança é tão importante quanto a alimentação e a higiene, por isso criar uma rotina para que o bebê se sinta confortável e mantenha o hábito de dormir sempre no mesmo horário e a quantidade de horas recomendada para sua faixa etária.

A blogueira Sabrina do Mamãe em Construção, dá dicas no seu post Por favor, dorme! sobre como criar uma rotina de sono para o bebê: “Já falei milhares de vezes e vou repetir, ROTINA é a nossa melhor amiga. Sem ela fica muito difícil um bebê conseguir dormir tranquilo, o que seria uma rotina: repetir detalhes importantes que vão fazer com que seu filho entenda que é hora de acordar, hora de brincar, hora de comer e hora de dormir.”  

Veja como você pode ajudar seu filho a dormir melhor:

  • Crie uma rotina
  • Ofereça sempre alimentos leves antes do sono
  • Se preocupe com o ambiente, um o ambiente limpo, confortável e com baixa luminosidade propicia o sono
  • Evite muita agitação antes de dormir

E claro, paciência é fundamental, uma rotina não se cria da noite para o dia, tem que ser aos poucos e sempre lembrando que obrigar seu filho a dormir, não é uma boa opção.

A Mari do blog Caderninho da Mamãe tinha uma rotina bem bagunçada com sua filha Clara, que acabava acompanhando seu dia-a-dia agitado, dormindo tarde e acordando mais tarde ainda, então ela resolveu mudar e criar uma rotina de sono pra pequena: “Criança tem que dormir cedo. Sabe aquela história que nossas mães e avós vivem dizendo que criança tem que dormir bem pra crescer? Pois então, isso é cientificamente verdadeiro! Dormir bem – e cedo é essencial pro desenvolvimento físico e mental dos pequenos…”  leia o post completo A nova rotina de sono da Clara – Como fizemos e o que mudou com ela.

Já deu pra entender como o sono é importante para o desenvolvimento do seu filho né?

Beijos

Fonte: www.pediatriaemfoco.com.br

Veja outros posts similares:
Sono do bebê – 7 Fatos que todo pai/mãe deveriam saber!
Aplicativos que ajudam o bebê a dormir melhor

Siga o A Mãe Coruja no Instagram e acompanhe diversas dicas e inspirações: www.instagram.com/amaecoruja

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta