5 produtos essenciais para facilitar a amamentação

FACILITAR A AMAMENTAÇÃO - PRODUTOS PARA AMAMENTAR - AMAMENTAÇÃO - O QUE COMPRAR PARA AMAMENTAR

5 produtos importantes para facilitar a amamentação e que irão fazer toda a diferença para o sucesso de seu processo de amamentar. (imagem: daqui)

Já contei aqui no blog (Amamentação minha experiência e SMAM) sobre como foi doloroso amamentar pra mim. Sempre achei que tudo fosse fácil e natural, nunca havia imaginado que pudesse machucar ou doer e que existiam alguns produtos que poderiam facilitar a amamentação.

Na gravidez da Clara, mãe de primeira viagem, sem nenhuma experiência sequer, não fazia a menor ideia de que precisava preparar meus seios para amamentar, nem minha mãe, nem as amigas que já eram mães e nem a obstetra me falaram sobre isso, então eu achei que era só tirar o peito pra fora, colocar na boquinha da Clara e pronto, o milagre da amamentação aconteceria.

Pena que não foi bem assim, e quando passei pelo sufoco de ter os bicos dos seios feridos não fazia a menor ideia que poderia usar pomadas pra ajudar na cicatrização. Quando meu peito começou a vazar e molhar tudo que era roupa, não sabia o que usar para evitar isso. Quanto tive mastite, nem sabia que esse era o nome e como podia ser grave. Enfim, já deu pra perceber que eu não sabia de nada né? Com o Caio, felizmente eu já sabia o que fazer, e estava meio que preparada para o que viria, comprei tudo que precisava, pedi dicas e li tudooo o que podia sobre preparar os seios para amamentar, e com 7 meses já comecei a me preparar.

Desta vez já estou fazendo minhas listinhas do que não pode faltar pra esse período, alguns itens que realmente considero importantes para facilitar a amamentação e passar por ela sem maiores traumas.

Então divido com vocês os 5 produtos que considero essenciais para facilitar a amamentação.

  1. Sutiã de Amamentação – Ter o sutiã próprio para amamentar não é só modinha, é importante para seus seios também. Eles são feitos especialmente para suportar o peso dos seios que estarão maiores e mais pesados, devem possuir forro de algodão para que não irritem os bicos dos seios e permitam a ventilação do mamilos e as alças mais grossas para evitar dor nas costas.
  2. Concha de Amamentação – As conchas de amamentação tem diversas utilidades, corrigir mamilos invertidos ou planos, proteger um mamilo rachado ou com fissuras e coletar o leite que fica vazando. Elas não devem ser usadas o dia inteiro, mas apenas alguns minutos antes de amamentar o bebê ou por no máximo três horas por dia, devem ser transparentes para se possa avaliar seu estado de conservação e ter orifícios para ventilar os mamilos.
  3. Pomadas de tratamento ou prevenção – Existem algumas pomadas que você pode começar a fazer uso já no final da gestação, elas vão ajudar seu corpo a se preparar para esse momento tão importante. É importante que você procure pomadas que sejam 100% lanolina, desta forma você poderá passar e continuar amamentando o bebê caso seus seios tenham fissuras ou rachaduras.
  4. Extrator ou bombinha de Leite – engana-se quem pensa que a bombinha ou extrator de tirar leite é usada apenas por mães que estão retornando ao trabalho depois da licença-maternidade. A verdade é que ela é muito importante para o processo da amamentação. Para mães que tem excesso na produção de leite (meu caso por ex.) tirar esse excesso é muito importante pois facilita na pega do bebê. Para mães que tem pouca produção de leite, ela também ajuda a estimular e aumentar sua produção. Caso você precise se ausentar, mesmo que por um curto período de tempo, pode tirar leite e deixar congelado para seu bebê. Se o seu mamilo ficar muito machucado e precise de um tempo para se recuperar, a também bombinha vai te ajudar. Viu só?
  5. Absorventes de Seios – Os absorventes de seios são bem práticos, para quem tem excesso de produção de leite ou logo nas primeiras semanas que o leite desce e começa a vazar eles salvam. Dificilmente você encontrará uma mãe que não faça uso deles, para o dia-a-dia, saídas com e sem o bebê. Mas é importante lembrar que caso seus seios fiquem machucados é preciso deixar de usa-los pelo período de cicatrização, pois eles acabam abafando e impedindo a ventilação dos mamilos, o que pode agravar ainda mais as feridas.

Não citei marcas, mas para quem me acompanha no facebook, pinterest e instagram logo começo a compartilhar as escolhidas para usar nesta gestação, e faço um outro post para falar sobre elas.

É importante sempre ressaltar que amamentar não dói, se está doendo é porque tem alguma coisa errada! Se você está tendo dificuldade para amamentar, procure por um banco de leite que seja próxima de onde você mora, lá as mulheres normalmente podem contar com uma rede de atendimento.

E sempre procure se informar de todas as formas na gravidez, converse com as amigas que já amamentaram e peçam dicas, converse com seu médico e leia toda informação que conseguir sobre isso. Essa é sem dúvida a melhor forma de ajuda que você vai dar a si mesma.

Beijos

Leia aqui também: O posicionamento ideal durante a amamentaçãoAmamentação: efeitos físicos e psicológicosLua de Leite – Saiba o que é e 10 razões para você amamentar o seu filho

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta