10 dicas de limpeza com bicarbonato de sódio

LIMPEZA COM BICARBONATO DE SÓDIO 2 

Veja 10 dicas de limpeza com bicarbonato de sódio que vão te ajudar na hora de limpar a casa (imagem daqui)

 

Para quem sempre se perguntou para que serve o bicarbonato de sódio, recentemente confesso que descobri 3 funções incríveis dele: culinário, antiácido e limpeza . Na culinária, o bicarbonato é usado em receitas de pães, bolos e biscoitos como fermento químico; antiácido para tratar a acidez do estômago pois ele neutraliza o excesso de ácido clorídrico do suco gástrico, e por fim o bicarbonato de sódio é muito usado hoje em dia na limpeza de casa.

Por se tratar de algo barato, sem cheiro, fácil de ser encontrado e ainda por cima é um excelente bactericida as donas de casa tem encontrado cada vez mais formas de inclui-lo na limpeza de casa. Sem contar em sua eficácia comprovada por muitas nas tarefas domésticas.

A limpeza com bicarbonato ainda por cima é ecológica, não deixa resíduos prejudiciais a saúde e não suja rios onde o esgoto é descartado. Agora você tem muitas razões para ter o bicarbonato em casa né?

E agora te dou mais 10 dicas de limpeza com bicarbonato de sódio na faxina.

  1. Pisos e azulejos – para limpar pisos e azulejos com bicarbonato, mistura em um balde com água meia xícara de bicarbonato, passe com esfregão no piso e depois enxague com água, vai ajudar a remover manchas.
    Também é possível usar o bicarbonato junto com limão para limpar os rejuntes do azulejo, junte 1 colher de bicarbonato com o suco de meio limão, misture bem e vá passando nos rejuntes, deixe agir por uns 5 minutos e depois enxague.
  2. Manchas de Chá e Café – Limpe chaleiras ou filtros de cafeteira que ficam com manchas escuras, basta encher de água, acrescente 1 ou 2 colheres de bicarbonato e coloque para ferver de 10 a 15 minutos. Após esfriar esfregue com uma esponja e enxágue.
  3. Esponja da cozinha – para evitar mal cheiro e que microorganismos se proliferem na esponja de louça da sua cozinha, basta mergulha-la em um recipiente contendo água morna e 2 ou 3 colheres de bicarbonato.
  4. Tirando manchas de queimado de panelas e fomas – para remover manchas de queimado de panelas e formas de alumínio, inox ou vidro, basta cobrir a região queimada com bicarbonato e umedecer com água. Deixe agir entre 2hs a 2hs e meia e depois lave com água e detergente. A mancha deve sair sem esforço.
  5. Desentupir o ralo da pia – coloque 2 colheres cheias de bicarbonato do ralo e depois despeje água quente. Se for precisa repita até o ralo desentupir.
  6. Higienizar – o bicarbonato é um ótimo bactericida, e você pode usa-lo para larvar escovas de cabelo, pias, cestos de lixo e até mesmo higienizar legumes e frutas. Em um recipiente com 1 litro de água misture 3 colheres de sopa de bicarbonato e mergulhe os objetos a serem higienizados nele. Deixe por 2 ou 3 horas.
  7. Remover cheiro da geladeira – basta manter uma vasilha pequena aberta com bicarbonato em uma das prateleiras da geladeira. Ela ajuda a absorver os adores durante três meses, após isso, troque o bicarbonato.
  8. Tira mofo – Em um pano úmido polvilhe bicarbonato de sódio e passe na superfície mofada.
  9. Desodoriza tapetes e sofás – polvilhe bicarbonato de sódio sobre essas superfícies e deixe agir por 2hs, depois com um aspirador retire o pó.
  10. Limpeza de forno e fogão – para retirar crostas de sujeiras queimadas  e de gorduras do forno e fogão, coloque bicarbonato e sal sobre as partes queimadas e umedeça com água, deixe durante a noite, no dia seguinte esfregue com uma esponja e finalize com um pano úmido. Vale lembrar que o forno e fogão devem estar frios para esse tipo de limpeza.

Gostaram das dicas? E tem muito mais, o bicarbonato pode ser usado para limpar praticamente todo tipo de superfícies. Se tiverem mais alguma dica nos enviem que acrescento e completamos o post.

Beijos

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta