Home | Sobre o Blog | Na Midia | Contato

5 dicas para fotografar seu bebê em casa

dicas para fotografar seu bebê em casa

Veja dicas simples e básicas que vão te ajudar na hora de fotografar o seu bebê. (Todos os direitos reservados para www.amaecoruja.com)

Muitas vezes vemos aquelas fotos maravilhosas de fotógrafos profissionais e ficamos loucas pra fazer né? Seja durante a gravidez, ou assim que o bebê nasce ou até durante a infância, pais sempre querem deixar esses momentos registrados pra posterioridade, afinal nossa memória nem sempre é tão boa né?

Eu bem sei que nem sempre podemos pagar um profissional para fotografar o bebê em casa, então muitas vezes a gente mesmo tenta fazer as fotos, com celular ou com câmera digital. O grande problema é que muitas vezes não fazermos ideias de como fotografar, pegamos algumas poses aleatórias de fotos no Pinterest e na hora de fotografar não nos preocupamos com luz, foco, fundo e por ai vai.

Luz, foco e fundo? Que é isso tudo Débora?

Fiz 1 ano de faculdade de fotografia e trabalhei como freelancer muitas vezes depois disso, então resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que aprendi no decorrer desse trabalho.

Veja dicas para fotografar seu bebê em casa ou pode ser em parques também, que reuni para vocês:

  1. AMBIENTE – se você quiser fotografar um recém-nascido eu recomendo que as fotos sejam feitas dentro de casa ou em um ambiente fechado, o ideal é que o ambiente seja confortável, aquecido e silencioso. Não se esqueçe que o fundo deve ser o mais limpo possível, neste caso menos e mais. Para fotografias ao ar livre, escolha parques ou praças com espaços verdes extensos, para que seu filho possa correr e brincar.
  2. LUZ –  A Luz é o que faz a fotografia ser possível, então ela é um dos itens deste post mais importantes. Mas vale lembrar que tudo em excesso é prejudicial. Quando for fotografar prefira os horários antes e depois do nascer do sol, pois a luz é mais difusa e as fotos não saíram tão brancas. Para as fotos em ambientes fechados, lembre-se de providenciar ou escolher um dos cômodos da casa que seja bem iluminado por luz artificial ou natural, além da foto sair com maior qualidade, também evita que os olhos saiam vermelhos.
  3. POSES – não se aventure a fazer poses de fotógrafos profissionais, eles estudam anos para realizar essas poses de forma segura para os bebês, por isso, para segurança do seu bebê você não deve tentar imita-las. Fotos tipo lifestyle são lindas, então fotografe seu bebê dormindo, ou com o boné do papai, aquela tutu de bailarina lindo que você comprou ou quem sabe ainda na hora da mamada. Eu sou uma apaixonada por esse estilo de fotos, acho que elas transmitem a naturalidade e carinhos vividos no dia-a-dia, e mesmo para quem não é profissional, é possível conseguir com elas efeitos lindos e marcantes.
  4. DETALHES – os detalhes deixam tudo muito mais bonito, tenho certeza que você vai querer deixar registrado o tamanho das mãozinhas, os pés de bisnaguinhas ou aquela boquinha pequenininha bocejando. Foque nos detalhes.
  5. FOCO – outro detalhe tão importante quanto a luz na fotografia é o foco. Não se esqueça de focar naquilo que você quer transmitir com a imagem, seja olhos, boquinha, a face ou até os pezinhos do bebê.

Outra coisa bacana pra se saber é a regra dos terços, que é super fácil de ser aplicada, quando focar na sua imagem, imagine um jogo da velha sobre ela, os pontos principais da imagem, devem ficar onde as linhas se encontram (veja na imagem a baixo as bolinhas pretas). Lembrando que em fotos de close, é importante manter os olhos no terço superior da imagem e centralizar a imagem não muito bom.

Veja na imagem a baixo:

DICAS PARA FOTOGRAFAR SEU BEBÊ - FOTOGRAFANDO BEBÊS - COMO FOTOGRAFAR SEU BEBÊ EM CASA

Regra do terços: Nesta imagem, o foco principal é o rosto da Clara, veja que ele se encontra no ponto inferior direito da imagem. (Todos os direitos desta imagem são reservados a www.amaecoruja.com)

Espero que tenha ajudado um pouquinho vocês, caso tenham mais alguma dúvida, me envie por e-mail ou comentários que responderei.

Beijos e ótimas fotos.

 

1 Comment

  1. Amei as dicas! Vou começar colocar em prática! Agora descobri pq a câmera do celular tem esses 4 pontinhos….. Regra do terços!!!! 🙂 Bjs

    Post a Reply

Deixe uma resposta