10 sinais de depressão infantil

DEPRESSÃO INFANTIL - SINTOMAS DEPRESSÃO INFANTIL

Veja quais são os principais sintomas da depressão infantil e cuide do seu filho

A saúde física dos filhos são o que a maioria dos pais priorizam, mas se esquecem que a saúde emocional é tão importante como a física. Entender e compreender o que a criança tem há falar é muito importante para que ela adquira confiança em quem é e não se sinta fragilizada.

Ouvimos muito falar em depressão e depressão pós-parto, mas quase não nos lembramos que crianças também podem ser vitimas de depressão.

De acordo com a OMS estima-se que 8% da população infantil seja acometida pela depressão infantil e este número vem aumentando cada vez mais.

O diagnóstico é difícil pois de uma lista com 13 sintomas é preciso que a criança apresente pelo menos cinco deles para que o diagnóstico seja confirmado.

Veja os 10 principais sintomas são:

  1. A criança não brinca e não socializa, não sente vontade de participar de atividades sociais.
  2. Distúrbios no sono como insônia ou dorme o dia inteiro.
  3. Emagrece ou engorda demais de uma hora para outra.
  4. Desinteresse ou falta de atenção na escola.
  5. Reclama de cansaço ou fica sem energia.
  6. Condutas destrutivas e antissociais.
  7. Alteração de humor, fica mais quieto, chora com maior facilidade, briga mais que de costume ou esta sempre irritado e mal-humorado.
  8. Dor de barriga, na cabeça e nas pernas.
  9. Sentimento de rejeição, diz que ninguém o ama e que não tem amigos.
  10. Acha que é o culpado por coisas ruins que acontecem e acredita que nada que faz esta certo.

A depressão infantil pode ocorrer em crianças a partir de 4 anos, e até os 9 o tratamento é realizado somente com terapia, passando desta idade pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos junto com o acompanhamento psicológico.

As causas para a depressão infantil podem ser as mais variadas, fatores biológicos, vulnerabilidade, eventos traumáticos, problemas conjugais entre os pais, cobrança exagerada dos pais, falta de atenção, alcoolismo, a morte de um familiar próximo da criança e maus-tratos são alguns dos principais fatores para que ocorra a depressão infantil ou outros transtornos psicológicos.

É importante que os pais estejam sempre atentos aos filhos, as atividades escolares são as primeiras a serem atingidas em casos de depressão infantil, por isso seu relacionamento com a escola que seu filho estuda é tão importante. Lembre-se que por menor que seja a criança o que acontece no ambiente familiar pode refletir em seu desenvolvimento e comportamento, por isto, todo cuidado com nossos filhos é importante.

O diagnóstico só pode ser dado por um profissional, por isso em caso de alguns sintoma diferente, leve seu filho ao médico.

Beijos

Fontes: Pediatria em Foco e Site Delas

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta