6 dicas de como se preparar para uma parto vaginal após uma cesárea

PARTO VAGINAL - PARTO NORMAL - PARTOS - PARIR
Parto normal após cesárea é possível? (Imagem daqui)

Muitas mulheres sonham com uma parto vaginal, porém a grande maioria por desinformação acaba sendo levada a ter uma cesariana, não que esse seja um parto ruim, ao contrário o parto cesárea salva muitas vidas, mas para aquelas que sempre tiveram vontade de passar por um parto mais natural, ter uma cesárea pode acabar sendo uma grande frustração. Então fica aquela dúvida: será que posso ter um parto vaginal após uma cesárea?

Comigo não foi muito diferente, quando engravidei da Clara (minha primeira filha) ouvi muitas opiniões e li muitas matérias em revistas sobre partos e qual o melhor, então optei por esperar um parto normal, porém quando estava de 37 semanas fizemos a ultima ultra e a Clara estava sentada, o que me levou a acreditar que ela não poderia mais virar, sendo assim fui encaminhada para uma cesariana e as 38 semanas e 4 dias dei a luz a minha luz.

No meu segundo filho me preparei para um parto normal, apesar de ouvir muitos palpites do tipo: “você é maluca“, “porque um parto normal se sua cesárea foi tão tranquila?” ou “você vai se arrepender quando estiver gritando de dor“, confesso que até hoje me pergunto porque alguém me achava maluca por querer ter enfim meu parto normal.

Mas para que meu parto normal realmente acontecesse, 6 atitudes minhas foram imprescindíveis para isso, então para você que como eu, quer ter um parto normal após uma cesariana ficam aqui minhas dicas:

  1. Se informe – primeiro de tudo busque informações cientificas sobre o parto normal após uma cesariana, não deixe que opiniões furadas mudem sua opinião sobre isso, inclusive para poder questionar seu obstetra. Se informe sobre todas as etapas do parto, pois na hora das contrações você saberá exatamente o que esta acontecendo com o seu corpo e isso te deixará mais tranquila.
  2. Converse com seu obstetra – a segunda coisa é conversar com seu obstetra, procure por um que aceite seu desejo de tentar um parto vaginal, explique para ele sobre a cesárea e os reais motivos para ela, depois explique que nesta gestação quer tentar um parto normal.
  3. Não desista – você se sentirá insegura sobre sua decisão diversas vezes, terá medo e muitas vezes pensará em desistir, mas não faça isso, tenha calma e paciência um parto normal requer isso. E acredite, após ter conseguido o seu parto vaginal você se sentirá maravilhosa e capaz de tudo que desejar.
  4. Confie no seu corpo – confie no seu corpo, ele é capaz de parir, você é capaz de parir acredite nisso. Acredite seu corpo te ajudará nesse momento e te mostrará exatamente o que você deve fazer.
  5. Tape os ouvidos – Depois que você decidir ter um parto vaginal após uma cesariana você escutará muitos palpites e opiniões do tipo “Deus me livre sentir tanta dor” ou coisas do tipo que mencionei a cima, então tape seus ouvidos, finja demência, mude de assunto ou nem fale sobre isso. Algumas pessoas tem o péssimo costume de se meter onde não foram chamadas.
  6. Movimente-se – procure e pesquise exercícios que ajudem seu corpo na hora do parto, faça caminhadas, pilates ou qualquer atividade indicada por seu obstetra.

Já esta informada? Confia no seu obstetra? Esta convicta da sua decisão? Acredita que seu corpo é capaz e parou de ouvir palpites furados? Então só posso te desejar boa sorte!

Que você tenha um lindo parto como o meu foir.

Você pode gostar também de: O que muda com a nova resolução da ANS nos partos?Parto Normal x Parto Cesárea (Minha experiência},  5 sinais de que você esta em trabalho de parto ou Relato de uma parto domiciliar

Beijos

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha…) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta