Home | Sobre o Blog | Na Midia | Contato

5 coisas que você precisa saber para batizar seu bebê

BATISMO - BATIZADO - BATIZADO CATÓLICO - IGREJA CATÓLICA - BATISMO CATÓLICO - CRIANÇAS - BEBÊS

O que você precisa saber para batizar o seu bebê

O batismo é um ritual celebrado tradicionalmente pela igreja católica, mas também é celebrado e comemorado em outras religiões, é um momento muito significativo para os pais e familiares por se tratar da apresentação de uma nova vida a Deus. E por ser tão importante e uma data tão significativa muitos pais não sabem por onde começar o planejamento dele, por isto reuni nesta postagem 5 coisas que você precisa saber para batizar o seu bebê.

  1. É preciso marcar o batismo com antecedência?
    Sim, normalmente as igrejas tem seu próprio calendário de batismo, porém elas exigem que pais e padrinhos façam um curso onde aprenderam um pouco mais do significado do batizado para a criança e padrinhos. O curso normalmente acontece 1 vez ao mês, por isto é necessário verificar com antecedência, data e documentos necessários de pais e padrinhos.
  2. Pais e padrinhos precisam ser católicos, casados ou batizados?
    Em primeiro lugar pais e padrinhos geralmente não precisam ser católicos confirmados (crismados) porém é preciso que sejam batizados e tenham mais de 16 anos e na grande maioria das paróquias não é necessário que os padrinhos sejam casados, mas o diretório de cada diocese é quem determina essas “leis” disciplinares á sua realidade. Por isso procure a secretária da paróquia em que vai batizar seu filho para confirmar todas as “leis” disciplinares que cabem a ela.
  3. Existe uma idade certa para batizar a criança?
    A igreja católica acredita que o batismo é um sacramento de iniciação cristã, e que através do batismo purifica-se a alma do batizando, retirando-lhe o pecado original. Por isto a igreja pede para que se batize a criança assim que nascer, deixando-lhe a oportunidade de confirmação através da Crisma quando for adolescente. Caso seu filho já tenha mais que 7 anos, considerada a “idade da razão” pela igreja católica, será necessário que ele participe da catequese paroquial.
  4. Existe algum valor ou taxa que se deva pagar para batizar os filhos?
    Normalmente cada paróquia tem uma taxa que se refere a despesas e custos. A mesma deve ser paga assim que os pais fizerem a inscrição para o curso de batismo e elas varia entre R$50,00 a R$100,00 dependendo da paróquia.
  5. É necessário que meu filho use roupa branca durante o batizado?
    A vestimenta branca representa pureza para os católicos, mas não é obrigatório que os pais vistam o bebê com roupas brancas, e importante lembrar que o padre fará o sinal da cruz com um pouquinho de óleo dos catecúmenos no peito da criança, então é bacana que a roupa dê acesso fácil ao peito dela.

Essas são as 5 dúvidas mais deixam os pais perdidos, por aqui quando fui batizar Clara e Caio comecei a me organizar e preparar tudo com pelo menos 4 meses de antecedência. Muitos pais gostam de fazer convites para os convidados e convites especiais para os padrinhos que com toda certeza são um encanto.

Veja dicas de decoração para o batizado em Batizado – 10 modelos de bolo de dar água na bocaO batizado do CaioBatizado – ideias de decoração simplesBatismo – 20 ideias simples de decoração.

2 Comments

  1. Bom dia,devia ter achado seu blog um pouco antes,mas nunca é tarde.Só vi um pouquinho de voce voce e me entusiamei…
    Fui mãe aos 42 anos,nunca planejei ser mãe,mas agradeço a todo instante esta benção proferida a mim,hoje minha bebe esta com 2 anos e quase 6 meses,bem diferente de voce,deixei tudo para ser mãe,algumas coisa,como ser esposa e mulher estão voltando aos pouco.Me decepcionei demais com meu marido na gravidez,no nascimento,nos primeiros meses…então o isolei,sei que não voltarei ser como fui um dia,mas estou me ajeitando.Affff ja desabafei,desculpa…..Gostaria muito de saber o que eu preciso ouvir,de um graannde estimulo seu,que me pareceu muito super……bjs

    Post a Reply
    • Maria oi, tudo bem?

      Fico muito feliz Que tenha me encontrado. rs Peço desculpas pela demora em resonde-la, mas seu comentário estava perdido na minha caixa de spam e vi ele só hoje. =P

      Primeiro parabéns por sua bebê, filhos são incríveis né? Eles nos transformam totalmente, não só fisicamente, mas principalmente psicologicamente.
      Não sei se me acompanha nas nossas redes sociais, mas agora estou grávida do meu terceiro filho, em Dezembro Olívia chegará para deixa a família ainda mais e mais completa. hehe
      Também não trabalho fora, mas o blog é atualmente meu trabalho, que faço com todo amor e carinho.
      Sobre seu marido, imagine que para ele também é difícil a paternidade, não que ele tenha qualquer desculpas por não ser um pai presente, na verdade isso é o mínimo que ele deveria ser. Um conselho, não o isole, assim vocês ficaram cada vez mais distantes, sente e converse com ele, nada melhor que uma boa conversa não é mesmo?
      Nos primeiros meses de vida do bebê,´é tudo uma verdadeira loucura e confusão para os novos pais, mas lembre-se que seu bebê precisa que vocês estejam bem para que cuidem dele. 🙂

      Beijos e me siga no instagram @amaecoruja , por lá tenho um contato mais próximo com minhas leitoras. 🙂

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. O batizado do bebê – BeBaby Importação - […] Fontes: http://www.amaecoruja.com/2015/11/5-coisas-que-voce-precisa-saber-para-batizar-seu-bebe/ […]

Deixe uma resposta