6 ótimas razões para as crianças ajudarem nas tarefas de casa

tarefas de casa
Porque crianças devem ajudar nas tarefas de casa (imagem daqui)

Nesta longa jornada que é a maternidade cada pai e mãe tem sua forma de criar e educar, enquanto algumas pessoas acham que crianças não devem colaborar nas tarefas de casa eu penso totalmente o contrário, acredito sinceramente que sim, crianças devem colaborar nas tarefas domésticas pois acredito que elas serão beneficiadas e não prejudicadas, elas levaram benefícios e ensinamentos desses deveres para o resto da vida.

Aqui em casa a Clara ajuda desde os 3 anos, por enquanto ela recolhe as roupas espalhadas pela casa e troca o lixo dos banheiros, sem contar os brinquedos espalhados que ela já recolhia desde muito antes. Com o Caio não será diferente, em breve as tarefas da Clara mudaram e ele ficará responsável por elas.

Então reuni hoje no blog 6 ótimas razões para que o seu filho ajude nas tarefas de casa:

  1. Responsabilidade – é importante que seu filho adquira e tenha responsabilidades desde pequeno, e uma forma de estimular isso é dando tarefas a ele. Não importa se for para recolher os brinquedos, forrar a cama ou lavar a louça é importante que a criança perceba as coisas não se limpam e nem se organizam sozinhas;
  2. Respeito – a criança que ajuda nas tarefas de casa começa a adquirir mais respeito pela casa e por sua família. Ela entenderá o quão é importante que cada um faça a sua parte e entenderá que respeitar o espaço dos outros também é muito importante.
  3. Habilidades – crianças que ajudam nas tarefas domésticas criam novas habilidades. Limpar, organizar  e cozinhar são habilidades que todo ser humano deveria ter, não só por ser uma questão de higiene e sobrevivência, mas também por questões econômicas.
  4. Independência – ajudar nas tarefas domésticas fará com que seu filho se torne cada vez mais independente, claro que ele continuará precisando de você, mas ele aprenderá a lidar com as coisas sozinhas.
  5. Iniciativa – uma das coisas que as crianças aprendem após começarem a participar das tarefas de casa é ter iniciativa, você perceberá que seu filho começara a fazer as coisas do jeito dele e que você não precisará mais ficar pedindo para que ele faça isso ou aquilo, ele mesmo tomará iniciativa e fará.
  6. Trabalho em equipe – ai esta uma coisa super importante, seu filho aprenderá a trabalhar em equipe, entenderá a importância que cada pessoa tem para que um trabalho seja realizado com sucesso e ainda se sentirá parte da importante e funcional da família.

Claro que os pais precisam entendem que a criança não deve ficar responsável por coisas demais, tudo de acordo com sua idade e com o bom discernimento que os pais devem ter.

Beijos

Leia também: 8 maneiras de criar filhos idiotas10 maneiras de ser a PIOR mãe do mundo10 coisas para se ensinar aos filhos7 dicas para criar filhos responsáveis

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta