Sapinho – O que é e como evitar

Sapinho – O que é e como evitar

SAPINHO - CANDIDÍASE ORAL - MONILIASE
O que é sapinho ou candidíase oral?

O Sapinho ou candidíase oral é uma infecção provocada pelo fungo Candida Albicans, ele ocorre principalmente em crianças e idosos pois estes tem frequentemente alteração em seu sistema imunológico.

O sapinho é uma forma mais branda da candidíase, que acomete linguá, parte interna da bochecha, lábio e alguns casos na região perianal.

O sapinho é identificável pois são pequenas manchas brancas espalhadas pela boquinha do bebê, segue abaixo uma foto de criança com sapinho:

SAPINHO - CANDIDÍASE ORAL

Foto retirada do Pinterest

As principais causas de aparecimento são as mudanças imunológicas, uso de antibióticos, alimentos muito acidos ou também mudanças hormonais, e os principais sintomas são:

  1. Placa branca nas bochechas ou lábios;
  2. Choro ao comer ou mamar;

Outra forma de identificar o sapinho é com um pano limpo e úmido passar sobre a mancha branca na boca do bebê, caso não saia (se sair devia ser mancha de leite) ou se sair e houver sangramento provavelmente será sapinho.

Como evitar:

  • Esterilize frequentemente a chupeta e bicos de mamadeira do bebê;
  • Faça a higiene oral com um pano úmido e limpo diariamente e após cada mamada no seu bebê,
  • Fique alerta quando estiver dando antibióticos para ele;
  • Se você ainda amamentar é importante deixar o mamilo tomar um pouco de ar, para evitar proliferação de fungos.
  • A troca de fraldas com frequência também é importante para evitar a candidíase na região perianal.

Lembre-se que para que os fungos possam se proliferar é preciso umidade, então deixe sempre seu bebê limpinho e sequinho. O sapinho não é grave, mas é importante lembrar que causa dor no bebê, fazendo com ele pare de se alimentar e podendo causar a desidratação do seu filho.

Por isto ao notar os primeiros sintomas informe o pediatra e siga o tratamento de forma correta que em dois ou três dias os sintomas já começaram a desaparecer.

Beijos

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta