Lua de Leite – Saiba o que é

Lua de Leite – Saiba o que é

LUA DE LEITE
Um período para que mãe e filho fortaleçam os vínculos.

A algum tempo me deparei com um termo chamado de “Lua de Leite” e fiquei surpresa ao notar que antes daquele momento nunca tinha ouvido falar de tal termo. Então fui fazer uma pesquisa sobre ele e encontrei tanta informação, tanta coisa linda falando sobre o que é uma Lua de Leite que resolvi escrever essa postagem, para que você, como eu se encante com esse termo usado a pouco tempo entre as novas mamães.

O que é Lua de Leite?

A Lua de Leite é um período em que a mãe e o bebê (pais e irmãos também) comecem a fortalecer o vinculo de amor, cuidados, proteção, segurança que existe entre eles, é um período para que se conheçam.  É  um período que dura de 3 a 4 semanas após o nascimento do bebê, e durante ele a família deve pensar apenas em como acolher o novo membro da melhor forma possível, deixando de lado as demais tarefas como cuidados com a casa, socialização, visitas e tudo mais.

Na Lua de Leite a mulher vai conhecer melhor o seu bebê, vão fortalecer o vinculo do amor através dos cuidados e de muito contato pele-a-pele. A lua de leite é um mergulho interior entre mãe-bebê, para que a família possa vivenciar de forma plena a chegada do novo membro.

No período em que a família estiver em lua de leite as visitas devem diminuir, para que cobranças sociais não sejam motivo de preocupação, durante a lua de leite a família não deve se preocupar com o contato exterior, a mãe não deve se preocupar em estar apresentável ou ter a casa sempre limpa ou ainda em fazer comida, a lua de leite é feita neste sentido, para que a família e principalmente a mãe e o bebê descansem, se conheçam e fortaleçam os vinculos.

Sem contar que neste período a mãe ainda vai começar a ganhar confiança, aprender a cuidar, vai estabelecer confiança e facilitar a amamentação.

Então podemos chegar a conclusão de que Lua de Leite é um período super importante após o nascimento do bebê não é mesmo? Afinal o puerpério é um período em que a mulher se sente frágil, insegura e que as emoções estão a flor da pele.

O corpo da mulher ainda esta de luto com o nascimento do bebê, precisa de cuidados, de descanso, de compreensão, não de julgamentos e questionamentos. A mulher ainda precisa se descobrir mãe, precisa se encontrar, e esse período da lua de leite serve justamente para isso, para que a mulher descanse e possa se vincular com a mãe que agora existe dentro dela.

E pra finalizar essa postagem a única coisa que posso desejar a vocês minhas queridas leitoras é uma linda lua de leite.

Beijos

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta