Dicas de como organizar a rotina trabalhando em casa

Dicas de como organizar a rotina trabalhando em casa

Como organizar a rotina e trabalhando em casa
Como organizar a rotina e trabalhando em casa

Muita gente me pergunta como consigo deixar minha rotina organizada trabalhando em casa. Nem todos os dias são fáceis confesso, tem dias que meu planejamento vai pras cucuias, mas na maioria dos dias consigo deixar a casa limpa, fazer almoço, janta encaminhada, dar banho nas crianças, mandar a Clara pra escola e ainda cuidar aqui do blog. Ufa, mãe consegue mesmo se virar nos 30 né?

Mas para chegar a esse “estágio” de organização já sofri muito, muitas vezes deixando a casa de lado, o marido ou até a crianças. É complicado conseguir conciliar tudo, e tem dias que fico um caco. Porém é sim possível conseguir criar uma rotina de trabalho em casa e não se sobrecarregar.

Já li muitos posts com dicas sobre isso e uma das coisas que notei é que nenhuma dessas mulheres que trabalham em casa colocam a casa como trabalho. Aqui isso não funcionou, pois como disse, acabava deixando uma ou outra coisa de lado, então criei minha própria rotina de trabalho, onde a casa, os filhos e o blog fazem parte do meu trabalho diário.

Todas as manhã acordo, dou café para as crianças e depois começo a limpar a casa, pra mim super funciona deixar a casa limpa logo pela manhã, pois  durante o dia eu vou mantendo ela assim, mas você decide o melhor horário pra isso, termino por volta das 09:30hs, 10hs e normalmente essa hora tenho pra ficar com as crianças e assistir um pouco de televisão. Lá pelas 11hs começo a fazer o almoço, depois do almoço corro e dou banho nas duas crias e quando o marido não consegue, levo a Clara pra escola. Ao voltar o Caio dorme e é o meu momento de trabalhar aqui na internet. E fico até umas 16hs, depois busco a Clara na escola, assisto um pouco de novela e começo a fazer a janta.

Gente tudo isso consigo porque o marido me ajuda muito, limpa a casa, cuida das crianças e até ajuda no jantar, mas como ele trabalha fora, nem todos os dias consegue me dar aquela força, e como não tenho ajudande do lar muitas vezes tudo fica por minha conta.

Reuni algumas dicas do que você pode fazer pra organizar sua rotina, vejam:

  • Acorde cedo – quando mais cedo começar o seu dia, mas ele vai render. Note como isso faz toda a diferença.
  • Estabeleça e cumpra horários – qualquer trabalho tem horários, e não é porque você trabalha em casa que não precisa ter também. Estabelecer horários e cumpri-los vai te ajudar a organizar a sua vida. Anote em um caderno tudo o que você tem que fazer durante o dia, e estabeleça horário para cada um. Tente não passar muito dos horários estabelecidos para cada tarefa, caso contrário, tudo ficará bagunçado.
  • Faça listas – este é um dos conselhos que só aprendi com o tempo, fazer listas é ótimo e não te deixa esquecer nada. Faça listas de tudo o que precisará fazer durante o dia.
  • Estabeleça prioridades – estabelecer prioridades é fundamental para que seu negócio e sua vida familiar caminhem juntos. Priorize as coisas mais importantes como parte da sua rotina diária: sua família e seus filhos.
  • Não perca o foco – não perca o foco da sua rotina. É preciso mante-la diariamente, e mesmo para aqueles dias mais difíceis e cansativos, quando você quer deitar e assistir um filme, lembre-se que o seu trabalho depende de você.

Acho que esses são as principais dicas que posso deixar para vocês. Seus horários devem ser feitos de acordo com sua rotina diária e rotina das crianças também. Inclua nestes horários um tempo para curtir seus filhos ou sua família, mesmo que seja 1 hora apenas, desde que essa 1 hora seja toda deles. Lembre-se que não importa a quantidade e sim a qualidade do seu tempo.

Por isso mesmo que você deixe apenas 3 ou 4 horas para trabalhar em seu projeto durante o dia, essas 3 ou 4 horas devem ser totalmente voltada para eles. Ah e não se esqueça, acordar e se arrumar é um dos segredos, assim você se sente

Beijos

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta