10 coisas que ninguém te contou sobre o pós-parto

10 coisas que ninguém te contou sobre o pós-parto

pós-parto
Coisas que ninguém te conta sobre o pós-parto

Que a maternidade é maravilhosa ninguém discorda, porém sempre tem um lado REAL dela que ninguém ousa comentar muito, hoje vim falar um pouco deste lado, o pós-parto, afinal acredito que das coisas boas ninguém precisa nos alertar, são as mais difíceis e complicadas que deveríamos receber orientação e dicas para estarmos preparadas a passar por elas, ou ciente de que elas podem acontecer conosco também, e o mais importante, que não estamos sozinhas!

Nunca achei que sofreria tanto para amamentar ou que me sentiria meio tristonha e reflexiva logo após o nascimento dos meus filho, enfim, tem coisas que “azamigas” deveriam te contar e não contam! Por isso vim te contar 10 coisas que vão acontecer depois que o seu bebê nascer, mas fique tranquila, nada que nós não conseguimos dar conta!

  1. Dor – Amoras não importa se você vai ter um parto normal ou cesária, você vai sim sentir dor no pós-parto. Claro que não é nada “Meu Deus vou morrer”, é uma dor que vai te incomodar na hora de levantar ou sentar, talvez andar, subir escadas, ou ter que ficar ninando o bebê, por isso meu conselho: evite se movimentar demais durante o dia. Tente ficar mais sentada ou deitada.
  2. Amamentar não é nada fácil – Sim, amamentar é lindo e maravilhoso, mas pelo amor de meu Deus se preparem para isso. Amamentar pode ser muito doloroso, depois de 2 ou 3 dias que o bebê nasceu, o leite vai “descer” e ai minha amiga se prepare, pois os seis ficaram gigantes, e vão vazar toda hora, não tem absorvente de seio, fralda, camisetas ou bebê mamando que aguente tanto leite. Nas primeiras semanas você vai sentir cheiro de leite até na lasanha que esta preparando para o jantar. E em alguns casos, esse aumento de leite pode gerar a famosa mastite, olha por experiência própria posso falar: dói demais! Por isso meu conselho para vocês mamães: se preparem para amamentar, leiam e colham o máximo de informações que puderem a esse respeito.
  3. A barriga – Se prepare para ouvir piadinhas do tipo: nossa e essa barriga ai? Tem outro bebê? Principalmente se você tiver um parto cesária, já que os músculos são cortados e recosturados a recuperação do corpo é mais demorada. Por isso minha amiga, não se sinta pressionada a fazer uma dieta logo na primeira semana após o nascimento do bebê, quando escutar esse tipo de piadinha, respire fundo e finja que não é com você.
  4. Sexo – Ahhh claro, o sexo! É com certeza tudo o que você NÃO vai pensar pelo menos nos primeiros 3 meses. haha Exagero? Imagina! Muitas mulheres se sentem tão cansadas e fragilizadas após o nascimento do filho que não se lembram se quer que tem um marido ali do ladinho esperando ansiosamente para que a “quarentena” acabe o mais depressa possível. Mas amoras, não se sintam pressionadas, tudo no seu devido tempo. Claro que você deve se lembrar que seu marido precisa da sua atenção, e que você ainda é mulher e tem que saciar seus desejos também, mesmo que eles estejam mascarados com olheiras e sono, muito sono.
  5. Sono – E por falar em sono, ele não poderia ficar de fora desta lista. Minha querida amiga esteja ciente que depois que o seu bebê nascer você não vai conseguir dormir um noite inteira por um bom tempo, então se prepare psicologicamente para isso. Meu conselho? Durma quando o bebê dormir! Largue tudo e vá tirar um cochilinho junto com ele.
  6. Palpites – Os palpites surgem desde o primeiro dia que você diz em voz alta: “Estou Grávida!”, parece até mágica como brotam pessoas que você nunca viu na vida pra te dar  “ótimos conselhos”, mas só na opinião delas né?  Então após o nascimento do bebê, o que você nem imagina, que o que era ruim, pode piorar sim! Os palpites triplicam! É palpite até do morador da outra torre que por um acaso pega o mesmo elevador que você. Pode apostar, se ele puxar conversa, em menos de 1 minuto vem o bendito palpite. Mas fique calma, isso é a coisa mais normal do mundo na maternidade, meu conselho? Deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. Ah claro, não se esqueça de dar um sorrisinho e dizer “Claro, obrigada!”.
  7. A tristeza – Tai uma das coisas que realmente ninguém nunca vai comentar com você, as mulheres tem um pavor gigante de que outras mães achem que elas tiveram depressão pós-parto, e não faço nem ideia do porque. Mas sim, você passará por uns dias de tristeza, mais conhecido como “Baby Blues”. Essa pequena fase de tristeza que deixa a mulher reflexiva e meio tristonha acontece com 90% das recém mães. Por isso se logo após o nascimento do seu bebê você sentir que seu humor esta depressivo, respire fundo e se lembre que em alguns dias vai passar. Mas é preciso ficar atenta, se a tristeza não der lugar a alegria, se estiver sofrendo com insônia ou não tem vontade de se alimentar, procure um especialista, pois pode ser a depressão pós parto dando seus primeiros sinais.
  8. O amor – Você ouve relatos lindos de amigas que dizem terem se apaixonado pelo bebê assim que o viu pela primeira vez, mas isso não aconteceu com você? Calma, isso é muito comum porém a maioria das mulheres não falam sobre. Aquele amor que você imaginou que iria sentir logo que visse seu filho a primeira vez vai surgir, e vai surgir de forma avassaladora. Não se sinta culpada por não sentir isso no primeiro olhar, é normal que as mães olhem seus bebês e não o reconheçam ou o estranhem, mas com o passar dos dias você verá que esse amor só estava meio tímido dentro de você.
  9. Visitas – Você não vai aguentar mais ouvir a campainha tocar e vai ter vontade de fingir que não tem ninguém em casa. Você nem vai chegar direito da maternidade e já vai ter uma fila de amigos e familiares esperando para te visitar. Meu conselho? Não deixe que acordem o bebê só para vê-lo acordado, não se sinta obrigada a estar sempre apresentável pois você terá acabado de parir e esta se adaptando a maternidade, quando o bebê dormir jogue uma indireta dizendo que gostaria de ir tirar um cochilo junto com ele, enfim, não se sinta obrigada!
  10. O Cansaço – Esse é um dos itens que não poderia deixar de colocar, você se sentirá muito cansada nas primeiras semanas, afinal você e o bebê ainda estão se adaptando a nova vida. Por isso sempre que puder peça ajuda, não se sinta obrigada a cumprir todas suas obrigações de antes, agora você tem um bebezinho que depende totalmente de você, então as prioridades agora são: você e ele.

Essas são coisas que acontecem com a maioria das mães logo na primeira semana após o nascimento do bebê, então não se sinta culpada, ou não ache que você esta sozinha nessa caminhada. A maioria das mulheres não comentam sobre isso, ou não se lembram mesmo, falar das partes boas é sempre mais gostoso, você ainda vai compreende-las. rs

O pós-parto requer muito cuidado, paciência, compreensão e carinho de todos em volta da nova mãe, afinal ela só esta começando a dar seus primeiros nessa linda e longa jornada que é a maternidade. Não se assuste com nada do que listei aqui, pois um dia, você não se lembrará de nada disto, só dos sorrisos, olhares e amor com que o seu bebê vai te recompensar por todo o sacrifício que você fará por ele.

Beijos

Author: Débora Nunes

idealizadora do amaecoruja.com, 31 anos, mãe da Clara, do Caio, e da Olívia! Entusiasta da maternidade real acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis (mulher, profissional, esposa, amiga, filha...) de lado.

Share This Post On

Deixe uma resposta