Cuidados com a higiene bucal do bebê

Cuidados com a higiene bucal do bebê

higiene bucal do bebê

Cuidando dos primeiros dentinhos do bebê

 

Os cuidados com a higiene bucal do seu bebê deve ter inicio assim que ele nasce. Muitos pais imaginam que bebês não precisam de cuidados com a higiene bucal pois ainda não possuem dentes. Que engano! A verdade é que mesmo não possuindo dentes bebês precisam que sua boquinha seja sempre limpa após cada mamada, pois o acumulo de leite na língua, gengiva e bochechas pode gerar cárie nos dentinhos em formação.

Uma das formas mais comuns de fazer esta limpeza é o usar uma fralda ou gaze umedecida em água limpa e passar com o dedo dentro da boquinha do bebê para remover os resíduos do leite. E a partir do nascimento do primeiro dentinho do seu filho é importante que a higiene bucal já seja feita com uma escova de dentes infantil. Mas como escolher a escova? Bom é importante lembrar que a boquinha do seu bebê é pequena e as gengivas ainda super sensíveis, de preferência por escovas com cerdas macias e cabeça arredondada.

Outra dica importante e que a maioria dos pais não sabem é que a cárie é transmissível. Isso mesmo, você pai /mãe pode transmitir cárie ao seu filho por contato direto. Por isso é importantíssimo se lembrar que assoprar ou experimentar a comida do seu filho não é legal e que você pode estar transmitindo cárie a ele.

A primeira visita do bebê ao odontopediatra deve ocorrer por volta dos 6 meses, pois coincide com o nascimento dos primeiros dentinhos do seu filho, e mesmo que seu bebê ainda não tenha dentinhos é importante fazer o acompanhamento do bebê com o odontopediatra, além de ser uma ótima forma de tirar suas dúvidas a odonto deve dar dicas de escovação e medidas preventivas de saúde oral.

O nascimento dos primeiros dentinhos do seu filho, deve ocorrer entre os 6 meses e 1 ano, mas lembre-se que cada criança é diferente da outra, então respeite o tempo do seu bebê, veja abaixo o fluxo do nascimento dos dentinhos:

arcada dentária

Imagem retirado do site: MultiOral

Vale lembrar mais uma vez que cada criança tem seu próprio tempo e que o ideal é que a dentição esteja completa por volta dos 3 anos.

É importante saber que quanto antes a higiene bucal do seu bebê tiver inicio mais fácil será os cuidados e adaptação dele com a escovação e ida ao dentista.

Beijos

 

Author: Texto Colaborativo

Textos colaborativos escritos por colunistas e leitoras. Participe também enviando seu texto para debora@amaecoruja.com .

Share This Post On

Deixe uma resposta