O sono na gravidez – Dicas para alivia-lo.

O sono na gravidez – Dicas para alivia-lo.

sono na gravidez

Sono x Gravidez

 

Após a descoberta de que a mulher está grávida, iniciam-se algumas transformações em seu corpo e também na sua fisiologia. E algo bem comum é a alteração do sono na gravidez.

Há gestantes que relatam sentir muito sono e fadiga durante o dia e precisam tirar uma soneca. Se você está neste grupo saiba que isso é realmente natural e verdadeiro, não é preguiça, o corpo está usando toda sua energia para a formação de um novo ser que está em seu útero, o desgaste, fadiga e cansaço ao longo do dia é muito comum. Caso você tenha possibilidade de cochilar durante tarde, faça-o, trinta a sessenta minutos bastam para que seu corpo renove as energias.

Porém há gestantes que relatam que apesar desse sono incontrolável durante o dia, quando chega a noite e é hora de dormir, vem a insônia, e aí no dia seguinte se está mais cansada e desgastada.

Então vamos falar de algumas atitudes que podem auxiliar muito para que a insônia não chegue.

  • Inicialmente abandonar o hábito de fumar e ingerir de bebidas alcoólicas, além de atuarem na formação do feto ainda prejudicam muito o sono. Além disso, ingerir com moderação bebidas que contenham cafeína e não utilizá-las a partir do período da tarde.
  • Utilize a cama apenas para dormir e fazer sexo, não fique no quarto vendo TV, ou comendo na cama, isso torna aquela ambiente em mais um na sua casa, e não deve ser assim, deve ser um lugar especial com uso destinado ao que foi realmente proposto.
  • Realize atividades físicas, converse com seu obstetra e pergunte qual o tipo de atividade você está liberada a realizar. Mas não a realize três ou quatro horas antes de ir para cama, isso pode deixá-la mais desperta e com maior dificuldade em pegar no sono.
  • Evite refeições pesadas e com alimentos ácidos ou picantes antes de ir para cama, isso propicia a azia. Faça uma refeição leve ou um lanche para que não fique muitas horas sem se alimentar, isso acaba piorando as náuseas e tirando o sono. Caso você ainda assim sinta náusea e acorde durante a madrugada leve um lanchinho saudável ao lado da cama para quando acordar com náusea coma-o e sinta-se melhor (aqui valem as castanhas, uma proteína com pouca gordura, uma água de coco).
  • Deixe o quarto com boa ventilação já que durante a gestação a tendência é sentir mais calor. Além disso, mantenha-o com pouca luz para favorecer o sono.

Lembre-se que desde o começo é melhor que se habitue a dormir em decúbito esquerdo, pois assim propicia melhor circulação sanguínea e melhor vascularização para o cordão umbilical.

Caso ainda assim você acordar durante a noite, não se irrite ou se preocupe interrupções no sono durante a gravidez são comuns e faz parte de sua nova vida.

“Colaboradora Camila Mansur – Graduada em Fisioterapia há dez anos, especialista em pediatria e neonatologia pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, atuação em UTI Neonatal e Pediátrica.”

Author: Texto Colaborativo

Textos colaborativos escritos por colunistas e leitoras. Participe também enviando seu texto para debora@amaecoruja.com .

Share This Post On

Deixe uma resposta