O POSICIONAMENTO IDEAL DURANTE A AMAMENTAÇÃO

O POSICIONAMENTO IDEAL DURANTE A AMAMENTAÇÃO

aleitamento materno

Qual a melhor posição para amamentar o seu bebê?

 

Hoje muito se fala em amamentação e em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, porém o que pouca gente fala é sobre o posicionamento adequado à amamentação. E é sobre isso que vamos falar hoje. Não falarei especificamente sobre a pega do bebê no seio, mas a posição em que mãe e bebê devem estar para que não tenham nenhum impedimento para esse momento tão especial.
O posicionamento ideal para a mãe é aquele onde ela se sinta confortável e segura. Além disso, a mãe deve estar posicionada de forma a evitar dores nas costas e nos braços. Para isso algumas dicas são importantes: sentar com as costas apoiadas, podemos utilizar almofadas; apoiar os dois pés no chão; usar almofadas para apoiar o bebê de forma que ele fique elevado e na direção dos seios.
Em relação ao posicionamento do bebê devemos lembrar que ele também deve estar confortável, porém, acima de tudo seguro. Muitas mães acreditam que estar deitada de lado com seu bebê mamando é bom, porém esse posicionamento pode fazer com que o bebê broncoaspire e tenha todas as complicações decorrentes disso. Muitas mães cansadas acabam deitando e colocando seu bebê para mamar ali mesmo, sabemos que o cansaço bate e que não é fácil, mas devemos lembrar que o posicionamento ideal sempre é com a cabeça do bebê elevada fazendo o nariz e boca sem manterem na diagonal, isso para prevenirmos a broncoaspiração ou a saída do leite pelas narinas.

Os bebês tem o reflexo da sucção, colocando-o próximo ao seio materno ele irá sugar então cuidado com o posicionamento do seu bebê durante a amamentação.
Quando trabalhamos em pronto-socorro infantil nos deparamos muitas vezes com bebês que estavam mamando deitados e broncoaspiraram, isso é muito grave, pode levar à parada respiratória e consequentemente ao óbito.
Mamães lembrem-se de que o bebê deve mamar sempre elevado, nunca em posição horizontal.

Quer saber mais sobre os vários tipos de posições? Já falamos mais a esse respeito em Posições para amamentar aqui no blog!

“Colaboradora Camila Mansur – Graduada em Fisioterapia há dez anos, especialista em pediatria e neonatologia pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, atuação em UTI Neonatal e Pediátrica.”

Author: Texto Colaborativo

Textos colaborativos escritos por colunistas e leitoras. Participe também enviando seu texto para debora@amaecoruja.com .

Share This Post On

Deixe uma resposta